10 jogadores mais caros do Santos que já foram negociados
Descubra agora quais são os jogadores mais caros do Santos que foram transferidos por preços milionários
O Santos tem a fama de ser o revelador de grandes jóias do futebol brasileiro, fama essa que é justa quando relembrados os jogadores que surgiram da base santista. Nomes como Pelé, Neymar e Rodrygo, dois deles se tornaram os jogadores mais caros do Santos.
Os valores de transferência antigamente não chegam aos pés das negociações dos dias atuais. Caso seguissem a mesma direção que vemos hoje em dia, o Santos, muito provavelmente, seria um dos clubes mais ricos do futebol.
Durante toda a trajetória do Santos Futebol Clube no esporte, diversos atletas protagonizaram momentos históricos com a camisa santista, como o bicampeonato mundial de 62 e 63, o tricampeonato da Libertadores em 2011 e muito mais!
A verdade é que esses feitos só contribuíram para a carreira desses atletas, fazendo com que seus valores de transferência fossem para números inimagináveis.
Hoje, veremos a lista dos jogadores mais caros do Santos que já foram negociados.
Sumário
Neymar – Barcelona
A transferência de Neymar para o clube espanhol rendeu diversos capítulos na história entre os dois clubes, história essa que só veio a se encerrar pouco antes da Copa do Mundo de 2022.
Neymar já era uma promessa que tinha se tornado realidade no futebol brasileiro, o craque havia conquistado uma Libertadores e uma Copa do Brasil, sendo protagonista em ambos torneios.
A negociação entre os dois clubes já era um namoro de longo prazo, principalmente após o próprio Neymar ter rejeitado o Real Madrid, quando tinha apenas 14 anos.
Neymar foi vendido durante o primeiro semestre da temporada de 2013, por 88,4 milhões de euros. Entretanto, o Santos recebeu em seu cofre somente 23,5 milhões de euros, por conta do caso conhecido como “Neymargate”.
A negociação chegou a ser discutida judicialmente e foi o capítulo final dessa história, pelo menos é o que todos esperam.
Rodrygo – Real Madrid
Se Neymar recusou fazer parte das divisões de base e atuar pelo o Real Madrid, o jovem Rodrygo não pensou duas vezes antes de traçar sua trajetória no clube Merengue.
Ainda muito jovem, o atacante já era visto como o novo Neymar do Santos, suas habilidades se assemelham bastante com o craque do Paris Saint Germain, e isso foi notado por Florentino Pérez, presidente do Real Madrid.
Após perder Neymar, que o próprio Florentino já afirmou ser um antigo sonho, o presidente agiu rapidamente e iniciou as negociações com o Santos pela jovem promessa.
Sua transferência foi confirmada após o time da capital espanhola pagar 45 milhões pelo jogador, essa venda fez com que o jovem de 17 anos se tornasse o jogador que mais rendeu direito ao Santos com uma transferência.
Rodrygo se mudou para Madri em julho de 2019, quando completou 18 anos de idade. Hoje em dia, o jogador já é campeão da Champions League, Supercopa da Europa, Mundial de Clubes e muito mais!
Gabriel Barbosa – Inter de Milão
O terceiro nome da lista de jogadores mais caros do Santos tem uma história incrível no futebol brasileiro, mas não foi vestindo o manto santista. De qualquer forma, Gabi, como é conhecido hoje em dia, ajudou muito o clube com a sua transferência.
Após fazer boas temporadas no Brasil e conquistar a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olímpiadas do Rio, em 2016, o atacante chamou a atenção de alguns clubes europeus.
A Inter de Milão, um dos principais times italianos, venceu a corrida de negociações e fechou contrato com o jogador, pagando 29,5 milhões de euros ao Alvinegro Praiano.
No entanto, sua passagem na Europa foi conturbada. Após vestir a camisa da Inter e do Benfica, Gabi retornou para o Brasil antes de completar três anos em solo europeu, desta vez para vestir a camisa do Flamengo, onde conquistou o sucesso que tem hoje.
Robinho – Real Madrid
O amor de Florentino Pérez por jogadores brasileiros é antigo. Robinho foi um dos principais jogadores do Santos no início do século XXI, com 21 anos, o jogador já era bicampeão brasileiro, em 2002 e 2004.
Nessa época, o atacante já vinha sendo convocado constantemente para a seleção brasileira, até que em julho de 2005, o Real Madrid pagou 25 milhões de euros para contar com o jogador.
O atacante fez parte do famoso elenco dos Galácticos, além de jogar no Milan, Atlético-MG e voltar para o Santos, em 2010, por empréstimo feito pelo Manchester City.
Thiago Maia – Losc Lille
Mais um jogador que atualmente veste a camisa do Flamengo. O volante Thiago Maia era um dos pilares do Santos, em 2017, e justamente por isso, chamou a atenção do clube francês.
O Peixe até tentou segurar o jogador até o fim da temporada, mas após o Lille oferecer 14 milhões de euros, o Santos não pode recusar e vendeu o jogador em julho.
No entanto, o desempenho do jogador na França não foi como o esperado e logo foi emprestado para o Flamengo, em 2020.
Após fazer uma boa temporada no Rio de Janeiro, o clube da Gávea comprou o jogador, que se tornou um dos pilares do clube, assim como era no Santos.
Danilo – Porto
O lateral-direito da seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 2022, Danilo se mostrou uma grande revelação do Peixe durante a vitoriosa temporada de 2011, ano do tricampeonato da LIbertadores.
Durante a temporada, o Santos e o Porto já estavam conversando sobre a compra de Danilo, que foi concretizada em julho de 2011, no entanto, o clube português emprestou o jogador ao Peixe até o fim da temporada.
O empréstimo fez com que o lateral se tornasse campeão da Libertadores da América, adicionando um troféu extremamente importante em sua galeria. No fim da temporada, Danilo arrumou suas malas e partiu para Porto, pelo valor de 13 milhões de euros.
Geuvânio – Tianjin Quanjin
Um dos grandes nomes do Santos na campanha de 2015, que rendeu o título paulista e o vice-campeonato da Copa do Brasil, Geuvânio tinha 23 anos quando atraiu os olhares de Vanderlei Luxemburgo, na época, técnico do Tianjin Quanjin.
O clube chinês apoiou o desejo do “professor” e iniciou as negociações com o Santos. Em janeiro de 2016, o Peixe concordou com os valores e vendeu o jogador por 11 milhões de euros.
Geuvânio não conseguiu se firmar na China e passou por diversos outros clubes em sua carreira, atualmente, o ponta-direita defende as cores do Ituano, time do interior de São Paulo.
Diego – Porto
Mais um jogador que se mudou para Porto após se destacar muito jovem no Santos, Diego se destacou no meio-campo santista logo nas primeiras temporadas como jogador profissional.
Seu controle e visão de jogo chamou a atenção dos portugueses, que decidiram investir no craque santista. As negociações contaram com diversas reuniões, houveram momentos em que a negociação parecia fracassar.
No entanto, em agosto de 2004, foi anunciada a transferência de Diego para o clube português, pelo valor de 7 milhões de euros.
A carreira de Diego na Europa vingou, o meio-campista passou por grandes nomes da Europa, como a poderosa Juventus, da Itália, e o conhecido Atlético de Madrid, da Espanha.
Kaiky – Almería
O jovem de apenas 19 anos é cobiçado por diversos clubes do futebol internacional, sua liderança e noção defensiva o tornaram um dos destaques do Santos em 2021, ano em que subiu da base e se tornou titular absoluto.
Com apenas 18 anos, Kaiky já era um dos principais jogadores do elenco santista, logo, despertou o interesse de alguns clubes do exterior. O vencedor da corrida pela contratação do zagueiro foi o espanhol, Almería. Kaiky se transferiu para o time europeu em julho de 2022, pelo valor de 7 milhões de euros. Logo na sua primeira temporada pela equipe, o jogador já se tornou titular absoluto e está na mira de grandes nomes da Europa.
Lucas Verissimo – Benfica
O último atleta da lista de jogadores mais caros do Santos é um dos nomes cotados para assumir a zaga da seleção brasileira. Lucas Verissimo subiu para o elenco profissional do Santos e permaneceu até 2021, quando o clube portugues se interessou pelo “xerife”.
Logo após uma temporada mágica do Santos, em que o clube ficou a um passo de se tornar o primeiro tetracampeão brasileiro da Libertadores, Lucas Verissimo conquistou os olhares do Benfica e foi vendido por 6,5 milhões de euros.
Ao que tudo indica, o jogador atraia os olhares dos gigantes clubes da Europa, mas uma lesão atrapalhou o processo, talvez no futuro o zagueiro recupere novamente a atenção desses clubes e alavanque de vez a sua carreira.
De qualquer forma, sua transferência fez com que Lucas se tornasse o décimo nome na lista de jogadores mais caros do Santos em sua história.